Indicador do MEC mostra universidades públicas com desempenho superior no país

Conceito Preliminar de Curso, divulgado pelo Inep, mostra que as instituições privadas tiveram notas menores

Foto: Flávio Dutra / Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira, o Conceito Preliminar de Curso, um indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC). Os dados avaliados, referentes a 2019, apontaram que as universidades públicas tiveram desempenho superior ao das particulares.

De acordo com o indicador, 68% das universidade públicas tiveram notas 4 ou 5, alcançadas por apenas 33% das particulares. As instituições privadas, em maioria (54,4%), ficaram com nota 3 no CPC.

Das 8.138 instituições avaliadas, apenas 2,5% alcançaram a nota máxima, considerada com nível de excelência pelo MEC e 8% ficaram no outro extremo, com notas entre 1 e 2.

Ainda segundo os dados do CPC, 40,1,% dos cursos presenciais conseguiram nota 4. Já 66,7% dos cursos a distância ficaram na faixa 3.

A edição de 2019 avaliou as graduações das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharias, arquitetura e urbanismo. A nota do Conceito de Curso varia de 5 a 1 e leva em conta a avaliação de desempenho dos alunos, a formação dos professores, o regime de trabalho dos docentes (parcial ou integral) e a percepção dos alunos com relação ao curso.

O Inep usa as notas do CPC para distribuir vagas a programas do governo federal.