Terminou o prazo de recrutamento de voluntários para o teste da vacina contra a Covid-19 do laboratório belga Janssen, em Porto Alegre. A conclusão dessa etapa do estudo ocorreu no mundo inteiro. Na capital, o Hospital Nossa Senhora da Conceição recrutou 250 voluntários para testar o imunizante. Conforme o investigador da vacina e coordenador do Serviço de Infectologia do Hospital Conceição, Breno Riegel Santos, agora é preciso aguardar.
“O recrutamento foi encerrado. Agora é que começa o acompanhamento para ver a eficácia”, declarou. Segundo ele, o estudo é duplo cego, ou seja, 125 voluntários receberam uma dose única da vacina da Janssen e outros 125 receberam placebo. “Ninguém fica sabendo, nem os voluntários e nem a equipe. Todos serão acompanhados por até dois anos ou até o momento que a companhia farmacêutica decidir, pelos dados que eles estiverem disponíveis, que a vacina é superior ao placebo”, explicou.
De acordo com Santos, o processo pode demorar pouco tempo, ou não. “Só teremos certeza nos próximos meses. O laboratório já indica que é possível que a vacina seja liberada no primeiro trimestre de 2021”, declarou. O imunizante, segundo Santos, leva duas vantagens consideráveis: o fato de ser aplicado em dose única e também de não precisar de uma cadeia de frio intenso. “A vacina pode ser mantida em um freezer doméstico”, detalhou, reforçando que isso facilita “extraordinariamente” a logística.
Segundo Santos, o laboratório belga já sinalizou que há possibilidade de pedido de autorização para uso emergencial do imunizante ainda em janeiro.