O governador Eduardo Leite usou as redes sociais, na manhã deste domingo, para lamentar a morte do ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez, ocorrida na madrugada de hoje. De acordo com a família do político, ele faleceu aos 80 anos em decorrência de um câncer de pulmão.
Ao prestar solidariedade “aos irmãos uruguaios”, Leite afirmou que a “política latino-americana perde um estadista, que manteve a tradição da democracia uruguaia de diálogo, convivência e respeito entre todos os campos políticos”. Junto ao texto, o governador publicou uma fotografia dele com Vázquez.
Minha solidariedade aos irmãos uruguaios pela perda do ex-presidente Tabaré Vázquez. A política latino-americana perde um estadista, que manteve a tradição da democracia uruguaia de diálogo, convivência e respeito entre todos os campos políticos. Que descanse em paz. pic.twitter.com/yIEPk8VJfA
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) December 6, 2020
Tabaré Vázquez, um oncologista e ex-dirigente do clube de futebol local Progreso, foi o primeiro candidato da coalizão de esquerda Frente Amplio a se tornar prefeito de Montevidéu em 1989, e chegar à presidência – após duas tentativas frustradas – em 2005, quebrando com a hegemonia dos tradicionais Partido Colorado e do Partido Nacional.