Bolsonaro vem a Porto Alegre inaugurar nova ponte do Guaíba

Obra, que tinha previsão de entrega para 2017, está 95% concluída

Foto: Marcos Corrêa / PR

O presidente Jair Bolsonaro vem ao Rio Grande do Sul, na quinta-feira, acompanhado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para inaugurar um trecho da nova ponte do Guaíba, na BR 290, em Porto Alegre. Com um investimento de cerca R$ 760 milhões, a obra, que está 95% concluída, tinha entrega prevista para 2017.

A passagem soma 12,3 quilômetros com um total de cinco quilômetros de trecho em aterro e 7,3 quilômetros em obras de artes especiais (ponte sobre os canais navegáveis, elevada, alças e viaduto). Parte da obra, entretanto, segue sem conclusão, apesar dos esforços para entregar a ponte até o fim do ano. Por conta da pandemia, o governo federal não conseguiu finalizar, ainda em 2020, o processo de reassentamento das mais de 500 famílias que vivem na região da Vila Areia e Tio Zeca, locais onde as alças de acesso permanecem sem ligação.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estima que 50 mil veículos utilizem a nova ponte diariamente. A obra deve ampliar a interligação da região metropolitana de Porto Alegre com a metade Sul, ligando também os demais estados do país ao porto de Rio Grande. Com a conclusão da obra, a passagem de embarcações não vai mais impedir o tráfego de veículos, como acontece hoje em dia na ponte atual, quando é necessário acionar o sistema de elevação do vão móvel da ponte, o que prejudica a fluidez do trânsito e causa congestionamento.

O evento de inauguração do trecho deve ocorrer na quinta, dia 10, ainda sem confirmação de horário.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile