Prefeitura amplia horário de comércio e restringe o de bares e restaurantes em Porto Alegre

Novo decreto alterou medidas de controle da Covid-19, com limitação do uso de parques e praças

Prefeito salientou que monitora situação por prejuízos econômicos possíveis | Foto: Jefferson Bernardes / PMPA / Divulgação CP

A prefeitura de Porto Alegre publicou na noite desta quarta-feira, em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), novo decreto que altera as normas de isolamento social e controle da Covid-19.

Apesar da elevação nos índices de internação dos hospitais, o horário do comércio de rua e shoppings será ampliado, em relação ao decreto atual do município. Seguirá os mesmos termos do governo do Estado, até as 20h. Já os restaurantes, bares e similares terão horário mais restrito, até às 22h, caso o decreto estadual mantenha este regramento.

Conforme nota, “o município entende a intenção do Estado em restringir o horário de funcionamento e concorda com o momento epidemiológico da decisão, mas está atento às possibilidades de flexibilizações dessa medida pela repercussão econômica negativa no setor”.

A permanência em parques e praças também deverá seguir a mesma regra do Governo do Estado, embora imponha dificuldades práticas. A prefeitura solicitará que a fiscalização fique sob responsabilidade da Brigada Militar. A Capital conta com mais de 600 praças e parques. Será permitida a utilização dos locais para exercícios, mas sem aglomerações, respeitando distância mínima de 1 metro e utilização de máscara.