Grêmio enfrenta o Guaraní-PAR para confirmar vaga para as quartas da Libertadores

Tricolor classifica mesmo perdendo com um gol de diferença

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A vaga nas quartas de final da Libertadores está bem encaminhada para o Grêmio, mas ainda restam 90 minutos na noite de desta quinta-feira para confirmar a classificação. O Tricolor recebe o Guaraní, na Arena, às 21h30min, com a vantagem de ter vencido o confronto de ida das oitavas de final por 2 a 0 no Paraguai. O empate e até mesmo uma derrota por um gol de diferença garantem o tricampeão da América na próxima fase.

A vantagem construída em Assunção traz tranquilidade ao time de Renato Portaluppi. E o bom momento do time, invicto há 14 jogos, aumenta a confiança. O pensamento está na vitória, independentemente do que aconteceu no primeiro duelo entre as duas equipes. “A vantagem só vale no final do jogo. Se entrar pensando no 2 a 0 a gente pode ser surpreendido. Tem que esquecer isso, fazer nosso jogo, buscar a vitória”, destaca o meia Jean Pyerre.

Se avançar, o Grêmio vai enfrentar o Santos nas quartas de final, e estaria pela quarta vez consecutiva nesta fase da competição sul-americana. “Nós estamos numa sequência boa de vitórias e queremos manter o nível, a pegada”, define Jean Pyerre. O meia e o atacante Pepê têm sido os referenciais técnicos da equipe.

“Eu não sou o significado da evolução da equipe, é um todo, se um jogador estiver bem e outros não, as coisas não acontecem”, completa Jean.

O técnico Renato Portaluppi ainda não poderá contar com sua dupla de zaga titular diante do Guaraní. Walter Kannemann está recuperado de dores musculares, mas a comissão técnica tem tido todo o cuidado para promover o retorno do argentino. Com isso, David Braz vai formar a zaga com Geromel.

A principal dúvida está no meio-campo. Darlan vinha se destacando ao lado de Matheus Henrique e Jean Pyerre. Na segunda-feira, na vitória sobre o Goiás, Maicon retornou de lesão e ocupou a vaga. Renato terá de escolher entre a juventude e vitalidade de Darlan ou a experiência e categoria de Maicon.

O lateral-direito Victor Ferraz, que deixou o jogo contra o Goiás sentindo um problema muscular, treinou normalmente na quarta-feira e está à disposição.

Paraguaios tem missão complicada

O Guaraní tentará algo improvável nesta quinta-feira na Arena. O time paraguaio precisa derrotar o Grêmio por três gols de diferença para ir às quartas de final da Libertadores da América. Se devolver o placar do primeiro jogo (2 a 0), leva a decisão para os pênaltis. Vitória por dois gols de diferença, desde que seja marcando três gols ou mais, também classifica o Guaraní.

Diante do cenário complicado, o time treinado pelo argentino Gustavo Costas terá de ir para o ataque. “Se conseguirmos esse feito na quinta-feira, não nos param mais”, diz o otimista centroavante Raúl Bobadilla. “O que tem nos faltado é o reencontrar aquilo que funcionava em campo. A instabilidade e a desconfiança estão jogando contra nós”, finalizou Bobadilla. O Guaraní terá o desfalque do meia Morel, expulso no jogo de ida em Assunção.

O vencedor do confronto encara o Santos já na próxima semana pelas quartas de final. E independente de quem se classificar, o primeiro jogo contra a equipe paulista será em casa, já que o Santos fez melhor campanha em relação a Grêmio e Guaraní na fase de grupos e tem a vantagem de decidir na Vila Belmiro.

Libertadores – 2º jogo das oitavas de final

Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, David Braz e Cortez; Maicon (Darlan), Matheus Henrique, Luiz Fernando, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho.

Guaraní-PAR: Gaspar Sérvio; Alexis Villalva, Jhohan Romaña, Cristia Baez e Miguel Ángel Benítez; Rodrigo Fernández, José Florentín, Ángel Benítez e Bautista Merlini; Fernando Fernández e Cecilio Domínguez. Técnico: Gustavo Costas.

Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Auxiliares: Dionisio Ruiz e Miguel Roldán (Ambos da Colômbia)
Árbitro do VAR: Andres Rojas (Colômbia)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Horário: 21h30min