Lojistas de Porto Alegre indicaram que, em 2020, a Black Friday, realizada na última sexta-feira, teve queda de 34% nas vendas em comparação com 2019. Segundo o levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, 58,6% dos entrevistados sentiram reflexo do período de recessão econômica. Outros 32,9% afirmaram que as vendas se mantiveram semelhantes às do ano passado, e somente 5,7% tiveram aumento no faturamento.
De acordo com o Sindilojas, roupas, calçados, eletrodomésticos e eletrônicos foram os produtos mais vendidos, com 65,7% dos pagamentos realizados no cartão de crédito, em parcelas.
Conforme a pesquisa, 52,9% das lojas da capital realizaram a Black Week, onde estenderam a promoção para toda a semana, como forma de ampliar as vendas e também com o intuito de evitar aglomerações.
As ofertas começaram a ser disponibilizadas no fim de semana anterior à Black Friday em 35,1% dos locais, e na segunda-feira em 29,7%. Ainda assim, para 45,9% dos lojistas, os melhores resultados ocorreram mesmo na sexta.
O Sindilojas também apontou que os varejistas de Porto Alegre tiveram aumento do consumo online, tendência potencializada neste ano por causa da pandemia, quando o comércio ficou fechado por quase quatro meses.
Segundo a pesquisa, 35,7% afirmaram que as vendas para a data ocorreram tanto na loja física quanto nos canais online. Entre os que mais deram resultado, estiveram o WhatsApp, para 65,4% dos entrevistados, o site da loja, para 19,2%, Instagram, 11,5%, e app da loja, 3,8%. No entanto, a maior parte das vendas se deu nas lojas físicas, para 62,9% dos ouvidos na sondagem.
Participaram da pesquisa segmentos variados, com comércios localizados em ruas, galerias, centros comerciais e shopping centers.