As vitórias de Sebastião Melo (MDB) e Fábio Branco (MDB) nas disputas pelas prefeituras de Porto Alegre e Rio Grande farão com que dois deputados da sigla assumam vaga de titular na Assembleia Legislativa.
No lugar de Fábio Branco, eleito em primeiro turno, assume o primeiro suplente da bancada, Carlos Búrigo, que já exercia a função de deputado estadual em substituição a Juvir Costella, licenciado para atuar como secretário estadual de Transporte e Mobilidade.
Cabe à vereadora de Porto Alegre Nadia Gerhard ficar com a cadeira de Costella, na condição de suplente. No entanto, como ela migrou do MDB para o DEM, pode ter a vaga questionada, por infidelidade partidária, pelo suplente seguinte, Beto Fantinel. Nádia se reelegeu vereadora, em 15 de novembro, e oficialmente ainda não anunciou se toma posse na Câmara ou assume o risco de ficar na Assembleia e perder o mandato.
Na vaga do recém-eleito prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, entra como titular a presidente do MDB Mulher do Rio Grande do Sul e primeira-dama de Gravataí, Patrícia Alba.
Na Assembleia, Sebastião Melo preside, em 2020, a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, enquanto Fábio Branco comanda a Comissão de Constituição e Justiça. Com as renúncias, os vices assumem o comando dos colegiados a partir de janeiro, e até a eleição interna seguinte.