Um homem foi preso, na manhã deste domingo (29), na cidade de Caxias do Sul, por perturbação do local de votação e ameaça a uma mesária no Colégio Madre Imilda, no bairro Nossa Senhora de Lourde. Ele foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal após a Brigada Militar ter sido acionada pela equipe da secção eleitoral onde ocorreu o fato.
“Felizmente, temos uma equipe muito experiente e prestativa. Todos foram solidárias com ela que é uma mesária experiente, mas que ficou bastante nervosa com o ocorrido”, afirma Edson Borowski, chefe de cartório da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul.
A mesma situação também ocorreu no 1° turno com o mesmo eleitor. O fato foi registrado na ata da secção no dia 15 de novembro. Ele agora aguarda audiência, marcada para às 11h00, com um juiz designado para o caso. A Ordem dos Advogados do Brasil também acompanha o caso.
A secção eleitoral fica mais distante do centro da cidade e o ocorrido foi associado ao machismo pelos presentes. “Conseguimos identificar machismo nessas ações violentas e ofensas proferidas contra a mulher pelo eleitor e lamentamos o ocorrido”, finaliza Edson Borowski.