Seções eleitorais são preparadas para votação do segundo turno em Porto Alegre

Na Capital, foram entregues um total de 850 equipamentos em diversos locais

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

As seções eleitorais começaram a ser preparadas na manhã de sábado para o segundo turno da eleição municipal de domingo em Porto Alegre. Por volta das 7h, os equipamentos deixaram o depósito do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), no bairro São Geraldo, na zona Norte da Capital para serem entregues em diversos locais de votação da Capital onde as equipes realizaram a montagem das urnas e das seções eleitorais.

Foram entregues um total de 850 equipamentos que estavam em caixas com os nomes dos locais de votação, a zona e a seção eleitoral. Ao chegar ao destino, como foi o caso da Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles, na rua Duque de Caxias, no Centro Histórico, as urnas foram montadas nas salas onde os eleitores vão escolher no domingo o novo prefeito de Porto Alegre.

Seguem na disputa pelo cargo os candidatos Sebastião Melo (MDB) e Manuela D’Ávila (PCdoB), que ficaram separados por apenas 13 mil votos na primeira fase do pleito. Há a expectativa de que o resultado seja divulgado nas primeiras horas da noite – ainda que, no último dia 15, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenha apresentado falhas.

Votação paralela

Na manhã deste sábado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) realizou o sorteio de urnas para a votação paralela. A escolha das urnas eletrônicas para a auditoria no segundo turno foi realizada no plenário do tribunal. Este ano, em razão das medidas de prevenção à Covid-19, o processo de auditoria foi transmitido ao vivo em uma rede social.

Realizado o sorteio, as urnas a serem auditadas são recolhidas dos seus locais de votação, lacradas no cartório eleitoral e transportadas para Porto Alegre. As zonas eleitorais providenciarão a substituição das urnas recolhidas, possibilitando que os eleitores daquela seção possam votar normalmente.

A votação paralela será realizada no domingo das eleições, simultaneamente ao pleito, no prédio II do Foro Central da Comarca de Porto Alegre. Para fiscalizar todas as etapas da auditoria, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contratou uma empresa especializada em auditoria.

Orientações

A dica do TRE/RS é que cada pessoa verifique o seu local de votação através do site do TSE ou no aplicativo e-Título. A Justiça Eleitoral gaúcha também disponibiliza para consulta dos locais o telefone 148. O eleitor não deve esquecer de levar documento oficial com foto, máscara e caneta para evitar o compartilhamento do objeto na hora de assinar.

A votação ocorre neste domingo, dia 29 de novembro, entre 7h e 17h. O horário entre as 7h e 10h da manhã será preferencial para maiores de 60 anos e pessoas em grupo de risco.