Porto Alegre conta com 61 leitos livres em UTIs – menos de 8% do total

Número de pacientes com diagnóstico positivo para o coronavírus (262) é o maior desde 6 de outubro

Foto: Ricardo Giusti/CP

Porto Alegre tinha, no início da tarde desta quinta-feira, 61 leitos livres em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) – menos de 8% do total. Das 782 vagas, havia 24 bloqueadas e 697 ocupadas, 262 deles em razão da Covid-19. Outras 15 recebem pacientes com suspeita da doença.

O número de pacientes em UTIs com diagnóstico positivo para o coronavírus (262) é o maior desde 6 de outubro (266). A taxa de ocupação era de 91,95%. Dois hospitais (Instituto de Cardiologia e Moinhos de Vento) tinham 100% de ocupação. Outros oito atingiam índice igual ou superior a 90%.

Em razão do aumento de casos e de internações, os hospitais de Porto Alegre já fazem a reativação de leitos em UTIs e enfermarias específicas para a Covid. O Hospital de Clínicas reabriu um conjunto de oito de leitos críticos para atender pacientes da doença. Com isso, o hospital passa a funcionar com 66 vagas no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) dedicado ao novo coronavírus e mais quatro na Emergência Covid.

Segundo a direção do Clínicas, a medida está alinhada com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o hospital continua realizando avaliações permanentes de fluxos e cenários, a fim de atender a demanda, relacionada ou não ao coronavírus. A direção ainda alerta para que os cuidados com o distanciamento, uso de máscara e higiene de mãos sejam mantidos por toda população.

No Hospital Nossa Senhora da Conceição, foram reativados 20 leitos de enfermaria, sendo 48 destinados a pacientes de Covid-19 e 12 a outras enfermidades. Além disso, o Conceição conta com 29 leitos de UTI Covid e 46 de UTI geral. Até o momento, segundo o hospital, não há previsão de aumento no número de leitos críticos para pacientes com o coronavírus.

*Com informações da repórter Jessica Hubler/Correio do Povo 

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile