Covid: comércio defende manutenção de regras e orienta população a seguir protocolos à risca

"Não é hora de retrocedermos", sustenta texto assinado pelo Sindilojas Poa, Sindha, CDL Poa, Sescon-RS e Sinepe-RS

Foto: Alina Souza / Correio do Povo

Órgãos e entidades ligados ao comércio publicaram, nesta quarta-feira, um manifesto em que defendem a manutenção da abertura dos estabelecimentos em Porto Alegre, mesmo com o aumento expressivo de contaminação pelo coronavírus. “Não é hora de retrocedermos com novos fechamentos ou redução de horários”, sustenta o texto, assinado pelo Sindilojas Poa, Sindha, CDL Poa, Sescon-RS e Sinepe-RS.

No entendimento da CDL e dos sindicatos, é possível evitar novas medidas drásticas com o apoio da população. As entidades pedem que a “população que siga os protocolos à risca” para que seja possível “reconstruir nossa cidade, recuperar nossas empresas, resgatar empregos e retomar o desenvolvimento”.

Segundo a publicação, a alta procura por hospitais e o número de ocupação de leitos de UTI fazem com que os governantes repensem as flexibilizações. O manifesto lembra, ainda, que voltar a restringir horários é uma medida preocupante para a recuperação dos negócios.

Trabalhadores

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) também se manifestou, salientando que “o comércio não pode correr o risco de ser prejudicado novamente”. “A Prefeitura de Porto Alegre já alertou para uma possível retomada das restrições nas atividades no comércio e por isso o nosso apelo, em nome dos trabalhadores que representamos, segue ainda mais forte para a população: precisamos que vocês somem esforços na batalha contra o vírus”, argumenta a nota do Sindec-POA.

Conforme o presidente da entidade, Nilton Neco, as empresas seguem colocando em prática os protocolos de saúde e segurança, “mas de nada adianta se todos não respeitarem o distanciamento, usarem máscara e saírem de casa somente quando necessário. Neco ainda declara que, mais do que nunca, “a situação necessita de consciência social”. Ele alerta ainda para o risco de mais demissões às vésperas do Natal.

Horários em vigor

Decreto mais recente da prefeitura de Porto Alegre mantém os shoppings em funcionamento das 12h às 22h. Comércio, prestação de serviços e centros comerciais podem atender das 9h às 19h. Os restaurantes, bares, casas noturnas e similares devem fechar às 24h.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile