RS vai permitir aulas presenciais em regiões com bandeira vermelha

Decreto com a alteração deve ser publicado nesta quarta-feira

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governo gaúcho prevê permitir aulas presenciais em regiões classificadas com bandeira vermelha. Um decreto com a alteração deve ser publicado nesta quarta-feira, contendo as novas regras o Distanciamento Controlado e medidas que devem ser tomadas nas escolas públicas e particulares. Aspectos do decreto foram debatidos em reunião entre o governo estadual e o Ministério Público nesta terça-feira.

Até então, a orientação era interromper as atividades presenciais nas escolas em caso de manutenção, por duas semanas consecutivas, da bandeira vermelha. No mapa da 29ª rodada do Distanciamento Controlado, que passou a vigorar nesta terça, oito regiões foram classificadas com risco epidemiológico alto. A partir do novo decreto, elas poderão reabrir escolas ou mantê-las em funcionamento.

“Importante que todos entendam que saúde é muito mais que não contrair o vírus, é também desenvolver a capacidade cognitiva dos nossos alunos e ter escolas funcionando, porque são um importante instrumento do poder público junto às comunidades, para acompanhar questões de nutrição, desenvolvimento psicológico e cognitivo, e mesmo para acompanhar casos de denúncias de abuso sexual e violência doméstica”, afirmou o governador em live no fim da tarde.

As escolas devem manter o atendimento de forma híbrida, com atendimento presencial e também online. Vão ter ainda de adotar medidas de contenção da disseminação do vírus, como redução no número alunos por salas de aula, ambientes abertos e arejados, alternância de turmas, incremento de equipes de limpeza e equipamentos de proteção individual para alunos, funcionários e professores.

Seduc lança plataformas online para ensino híbrido

Também nesta terça-feira, a Secretaria da Educação (Seduc) anunciou o lançamento de duas novas ferramentas online: as plataformas Elefante Letrado e Árvore. Ambas vão funcionar através do Google Sala de Aula, com um acervo literário totalmente digital para o modelo híbrido de ensino. O investimento é de R$ 32,5 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A Elefante Letrado foca nos Anos Iniciais e conta com livros, jogos interativos e relatórios de acompanhamento pedagógico de cerca de 250 mil alunos da Rede Estadual de Ensino. Para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a plataforma Árvore vai oferecer 36 mil obras, recursos pedagógicos para professores e estudantes, além de estímulo e desenvolvimento da leitura em sala de aula. Serão beneficiados 550 mil estudantes.

Os contratos, por ata de registro de preço, terão duração de 12 meses, podendo ser renovados por até cinco anos. O conteúdo deve estar disponível a partir da semana que vem.