Polícia Civil lança aplicativo que alerta sobre golpes

PC Alerta! se baseou em cartilha sobre esquemas virtuais criada pela Corporação

Foto: Alina Souza / CP

A Polícia Civil lançou, nesta terça-feira, um aplicativo que reúne alertas sobre os golpes mais comuns. Trata-se do PC Alerta!, disponível para download por enquanto apenas para celulares com sistema Android através do Play Store. O app se baseia na cartilha sobre golpes virtuais lançada pela Divisão de Comunicação e Marketing da Polícia Civil, em junho. O aplicativo também conta com uma versão Web que pode ser acessada pelo endereço: https://applink.com.br/pcalerta.

“Os 15 golpes preferidos dos estelionatários têm seu modus operandi esmiuçado pelo aplicativo, que também traz dicas de como não cair no conto do vigário”, explicou a idealizadora do app e diretora da Divisão de Comunicação Social, delegada Viviane Nery Viegas. Golpes como o da extorsão sexual, clonagem do aplicativo WhatsApp e clonagem de cartões bancários aparecem entre aqueles com mais destaque.

A clonagem de cartões bancários, por exemplo, visa sobretudo a população idosa. Nele, a vítima é convencida por um falso atendente de agência bancária que teve o cartão clonado. Por telefone, o golpista coleta a senha da vítima e fala que um motoboy vai até ela para recolher o cartão e fazer o devido cancelamento. O motoboy, na verdade, é um cúmplice do estelionatário.

O PC Alerta dispõe ainda de um link direto para o site da Delegacia Online (www.delegaciaonline.rs.gov.br), o que facilita para o cidadão realizar denúncias, o próprio registro de uma ocorrência envolvendo esses golpes, ou mesmo outros crimes.

A Chefe de Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, prevê para breve a disponibilização do aplicativo para o sistema iOS, da Apple, em um segunda fase de lançamento. “Está mais do que na hora de entendermos que não existem atalhos nem soluções mágicas para os problemas e que o tipo de criminoso que aplica golpes é aquele carismático, sedutor, que fala justamente o que queremos ouvir ou oferece atalhos fáceis e praticamente irrecusáveis”, acrescentou.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile