Governo abre 195 novos leitos de UTI para enfrentamento da Covid-19

Novos espaços de tratamento intensivo serão habilitados em 14 cidades do Brasil, pelo período de 60 dias, podendo ser prorrogados a cada 30 dias

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou a abertura de 195 novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) para atendimento exclusivos de pacientes em estágio grave da Covid-19. Os leitos contemplam 14 cidades, de diferentes cantos do Brasil, segundo portaria publicada nesta terça-feira (24), no Diário Oficial da União.

O município de Serra, no Espírito Santo, é o mais beneficiado, com a habilitação de 50 novos leitos, segundo a portaria. De acordo com o documento, São Paulo (21 novos leitos), Rio de Janeiro (12) e Belo Horizonte (10) também recebem novos espaços de tratamento intensivo.

Os novos espaços serão habilitados pelo período de 60 dias, podendo ser prorrogados a cada 30 dias, a depender da situação de saúde pública.

Caso a situação de emergência na saúde pública se encerre, os leitos habilitados terão seu funcionamento encerrado. Quem custeará os novos espaços de tratamento intensivo será o Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coronavírus. Ao todo, serão disponibilizados aos estados e municípios, em parcela única, R$ 18,7 milhões.

O Fundo Nacional de Saúde vai adotar medidas para a realização da transferência. Quem assina a portaria é o ministro Eduardo Pazuello.