RS confia no governo federal, mas monta plano B para compra de vacinas do Butantan

Eduardo Leite confirmou contato com governo de São Paulo, embora “tudo leve a a crer” que governo federal vai adquirir imunizantes

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O Palácio Piratini se mostra confiante de que o governo federal vai tomar frente na aquisição e distribuição, o mais rápido possível, da vacina contra a Covid-19. Em coletiva nesta segunda-feira, o governador Eduardo Leite afirmou esperar que o governo do presidente Jair Bolsonaro adquira os imunizantes dentro de um Plano Nacional de Imunização. Ainda assim, confirmou que o RS mantém um “plano B” de compra direta das doses junto ao laboratório de produção de São Paulo, o Instituto Butantan.

“Nós já fizemos o contato com o governo de São Paulo para que, se não houver a disponibilização das vacinas que podem ser mais rapidamente liberadas pelo Instituto Butantan, a partir do laboratório chinês Sinovac, a CoronaVac, façamos a aquisição direta”, afirmou, sinalizando o avanço da testagem e eficácia de ao menos outros três imunizantes contra o coronavírus.

Enquanto não há acordo concreto com o Ministério da Saúde, o Estado se prepara “organizando a logística e locais para condicionamento das vacinas com as estruturas de câmaras frias”, disse o governador. Entretanto, Leite não divulgou como o governo pretende selecionar e quais serão os primeiros grupos imunizados entre os gaúchos.

Até lá, o recado do Piratini à população é que os protocolos sejam redobrados frente a um patamar mais crítico da pandemia, semelhante ao que ocorreu entre agosto e setembro. Alguns números apresentados por ele durante a coletiva apontaram índices mais preocupantes em casos confirmados, suspeitos e internações, tanto clínicas quanto em UTIs.

Ontem, o RS tinha 677 internações de pacientes confirmados para o coronavírus – volume próximo ao pico da série registrado em 19 de agosto, com 728 internações. Quando somados suspeitos e confirmados, até o dia 22 de novembro tínhamos 818 pacientes, frente a 948 em 16 de agosto. Uma das diferenças entre os cenários é a maior disponibilização atualmente de leitos livres, devido à ampliação ocorrida nesse período.

“Apesar de termos mais hospitalizações e mais casos confirmados, não há o aumento no número de óbitos. Ainda é prematuro dizer que não teremos… Temos que continuar monitoramento para pensar as ações”, apontou. Para ajudar na conscientização, o governo do Estado iniciou nesta segunda-feira o “Te Cuida”, uma campanha de comunicação mais intensa para conscientização dos gaúchos.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile