Criminoso considerado como um dos mais perigosos do RS é preso em Santa Catarina

André da Silva Dutra, conhecido como Gordo Dé, estava foragido há mais de dois anos

Foto: Polícia Civil do Rio Grande do Sul/Divulgação

Após mais de dois anos de buscas, a Polícia Civil localizou e prendeu um dos homens mais procurados do Rio Grande do Sul. André da Silva Dutra, conhecido como Gordo Dé, era considerado o último grande líder das principais organizações criminosas do Estado em liberdade. Ele foi encontrado em Santa Catarina na tarde desse domingo (22).

O bandido, que tem 46 anos, estava foragido desde junho de 2018 – data em que recebeu o benefício de cumprir pena com tornozeleira eletrônica. Segundo as autoridades, ele arrancou o equipamento 39 minutos após a instalação. Ele é acusado de 18 homicídios, além de crimes como tráfico de drogas, roubos de veículos e lavagem de dinheiro.

Encontrado em Bombinhas, Gordo Dé tinha 11 mandados de prisão em aberto – correspondentes à sua pena, de 40 anos, 4 meses e 13 dias de reclusão. “Muitas pessoas, das outras organizações criminosas, queriam localizá-lo. Tinha um perigo de interceptação da vinda dele”, afirmou o delegado Arthur Raldi, coordenador da captura do criminoso.

Segundo as investigações, André da Silva Dutra tinha diversos esconderijos em Santa Catarina. “Nós monitoramentos as pessoas que sabíamos que tinham contato com ele. Quando a gente chegava em uma cidade, ele acabava saindo dali e ia pra outra, sucessivamente”, relata Raldi.