Carrefour divulga fundo de R$ 25 milhões por inclusão e combate ao racismo

Rede de mercados frisou que iniciativa não pode reparar morte de João Alberto

Foto: Fabiano do Amaral/CP

O Grupo Carrefour Brasil anunciou nesta segunda-feira a criação de um fundo para promover inclusão racial e combater o racismo. O aporte inicial vai ser de R$ 25 milhões. O valor é adicional à doação, já anunciada pela empresa, do valor das vendas realizadas em hipermercados da rede de todo o país em 20 de novembro.

“Sabemos que não podemos reparar a perda da vida do senhor João Alberto. Este movimento é o primeiro passo da empresa para que o combate ao preconceito e racismo estrutural, que é urgente no Brasil, ganhe ainda mais força e apoio da sociedade. Acreditamos que poderemos evoluir e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, sustenta Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, em comunicado publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo.

A empresa salienta que vem se reunindo com entidades representativas da causa e especialistas com atuação nessa frente. Além disso, a partir das reivindicações, a empresa promete anunciar, na quarta-feira, 25 de novembro, os compromissos e o plano de ação do trabalho, que vão nortear o fundo. As iniciativas compreenderão ações internas e projetos de âmbito externo, visando promover ações que envolvam os milhares de colaboradores e clientes da rede.

No dia 19, João Alberto Silveira Freitas, homem negro, de 40 anos, morreu após ter sido espancado por seguranças no supermercado Carrefour do bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre. Depois do crime brutal, uma série de protestos ocorreu em todo o Brasil.

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