Bolsonaro diz que energia está voltando no Amapá

Presidente foi até Macapá no sábado (21) e visitou as subestações de Santana e Santa Rita, onde são feitos trabalhos de recuperação

Foto: Reprodução/TV Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo (22), no Twitter, que o abastecimento de energia elétrica está voltando no Amapá. No entanto, moradores de vários bairros do município de Macapá relatam problemas com a energia.

Bolsonaro esteve em Macapá, capital do estado, no sábado (21) e agradeceu a acolhida da população local. O presidente visitou as subestações de Santana e Santa Rita, onde são feitos trabalhos de recuperação, ao lado do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre.

Apagão

O Amapá enfrenta uma crise no fornecimento de energia desde o dia 3 de novembro, quando um incêndio em um transformador deixou 14 das 16 cidades às escuras. Após o incêndio, 765 mil pessoas, o equivalente a 85% da população, ficaram sem energia. Vários serviços e comércios foram afetados, e o governo do estado situação de emergência. Após trabalhos de recuperação, teve início um rodízio, e o governo federal anunciou que 80% da população já estava com energia. No dia 17, porém, o estado viveu um novo apagão.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que a isenção da conta de energia valerá pelos 30 dias anteriores à edição da medida, mas não anunciou quando o texto será assinado. O governo prepara uma medida provisória para isentar a população do Estado. O Tesouro deve fazer um aporte para bancar o benefício com custo entre R$ 45 milhões e R$ 80 milhões.