Morte de João Alberto chega à propaganda eleitoral

Sebastião Melo dedicou maior parte do programa ao caso. Manuela D'Ávila homenageou vítima no fim da veiculação

O caso do autônomo João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte na noite de quinta-feira por seguranças do supermercado Carrefour no bairro Passo D’Areia, às vésperas do dia da Consciência Negra, e que alcançou repercussão internacional, chegou ao horário eleitoral na TV.

Na propaganda do segundo turno da disputa pela prefeitura de Porto Alegre, na noite desta sexta-feira, o candidato Sebastião Melo (MDB) dedicou três dos cinco minutos que dispõe para abordar o caso. Começou com um “Porto Alegre está de luto” inscrita sobre fundo preto. Depois, o emedebista lamentou pessoalmente a morte em tom emocionado, seguido pela âncora do programa, que também expressou pesar. Ao final, novamente sobre fundo preto, ficou inscrita uma frase de Martin Luther King Júnior.

A campanha da candidata Manuela D’Ávila (PCdoB) optou por manter o programa que havia sido apresentado no horário do almoço, na estreia dos tempos de TV neste segundo turno. A única referência ao caso aconteceu ao fim do programa. Também sobre fundo preto, a frase “Justiça para João Alberto Silveira Freitas” veio seguida pela hashtag #vidasnegrasimportam, e ao lado da imagem de um punho erguido.

Leia mais:

Prefeitura de Porto Alegre divulga nota de repúdio sobre caso da morte de João Alberto