Entidades do agro discutem ações emergenciais para a estiagem

Reivindicações serão encaminhadas à ministra Tereza Cristina na próxima segunda-feira

Foto: Lauriane Belmonte/Seapdr

Instituições, prefeitos, secretários de agricultura, produtores, cooperativas, agentes financeiros se reuniram na tarde desta quinta-feira (19), no clube Independência no município de Planalto, para um debate com o secretário Covatti Filho sobre ações emergenciais para a estiagem.

A pauta da reunião teve por base documento elaborado pela Farsul, Fetag, Fecoagro, Famurs e Emater, encaminhado para a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) no início desta semana, com propostas para enfrentar este período, que incluem tanto questões estaduais quanto federais. Uma reunião para discutir esta questão com a Ministra Tereza Cristina, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está agendada para a próxima segunda-feira (23), às 14h, por meio de videoconferência.

Covatti Filho destacou que a Secretaria da Agricultura está empenhada na elaboração de programas para subsidiar os pequenos agricultores para fazer investimentos em irrigação. E que tem certeza de que a Ministra, que já apoiou o Estado na última estiagem, vai atender às demandas dos produtores gaúchos.

Entre as reivindicações federais propostas no documento estão o Proagro Seguro Agrícola para a cultura do milho, linha de crédito de custeio de milho emergencial, aumento da oferta de milho modalidade ProVB da Conab para 100 mil toneladas e aumento do limite de consumo para bovinso de leite.

Entre as reivindicações feitas ao governo do estado estão a criação de um grupo de monitoramento dos impactos da estiagem, uma política de incentivo à reservação da água e irrigação, entendimento sobre a legislação ambiental para armazenagem da água para fins de irrigação, desoneração tributária para equipamentos de irrigação, reabertura do programa Troca-Troca de milho safrinha e antecipação da abertura do Programa Forrageiras.

Estiveram presentes na reunião o secretário Covatti Filho, o Presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, o prefeito de Planalto, Antônio Carlos Damin, o representante do Mapa, Jorge Talamini, o coordenador regional Valdecir Burlatto e a Emater.