Delegacia de Combate à Intolerância deve ser inaugurada em dezembro em Porto Alegre

No Dia Nacional da Consciência Negra, órgão lançou série de cartilhas sobre crimes de intolerância

Em pronunciamento nesta sexta-feira, ao lado do governador Eduardo Leite, a chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, anunciou a criação da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI). Localizado na zona Norte de Porto Alegre, o espaço a ser inaugurado em 10 de dezembro vai investigar crimes como intolerância racial. “Será um lugar específico para que as pessoas possam buscar informações, não apenas efetuar denúncias”, explicou Nadine.

O órgão, vinculado ao Departamento Estadual de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), lançou, nesta sexta-feira, a primeira de uma série de cartilhas sobre crimes de intolerância. No Dia Nacional da Consciência Negra, o material lançado reúne explicações sobre a diferença de termos como racismo, discriminação e preconceito, todos configurados como crime.

A cartilha explica que, em relação ao racismo, parte-se da ideia de uma teoria ou crença que estabeleça uma hierarquia entre uma raça sobre outra. O material explica que discriminação é o ato de segregar ou de não aceitar uma pessoa ou grupo de pessoas em razão da cor da pele. Por fim, define que preconceito refere-se a conceitos ou opiniões formadas com base em estereótipos ou na ignorância.

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, existe oficialmente em razão da Lei 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data alude à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os Estados de Alagoas e Pernambuco, no nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695 por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente, existe uma série de estudos procurando reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile