Bancada Negra eleita para a Câmara protesta contra assassinato no Carrefour

Futuros vereadores cancelaram coletiva para pedir justiça por João Alberto Silveira Freitas

Foto: Guilherme Almeida/CP

Os cinco vereadores negros eleitos para a Câmara de Porto Alegre cancelaram, nessa manhã, a apresentação de uma coletiva de imprensa e protestaram, no local do crime, conta o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, na zona Norte de Porto Alegre.

Karen Santos (PSol), Laura Sito (PT), Bruna Rodrigues (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB) e Matheus Gomes (PSol) mostraram solidariedade à família de João Alberto Silveira Freitas, espancado pelos seguranças, até a morte, na noite dessa quinta-feira.

Dezenas de pessoas fazem protestos espontâneos contra a morte brutal, desde o início da manhã. Uma faixa com a frase “Justiça, Beto vive”, na entrada principal do supermercado, marcou a revolta dos populares e representantes de movimentos negros presentes nas manifestações.

“O Dia 20 de novembro representa um dia de luta para nós, mas infelizmente hoje foi um dia de luto. Faríamos a apresentação da Bancada Negra e do simbolismo em representar os negros na Câmara, mas nossa causa agora é buscar apelo junto ao judiciário para que se faça justiça contra essa morte bárbara”, afirmou a vereadora eleita Laura Sito (PT).

Ela ressaltou, ainda, que a Bancada Negra vai ter cinco vozes para lutar contra o racismo estrutural e fazer coro em defesa da justiça e da igualdade em Porto Alegre. “Nossa eleição foi também pela luta da igualdade racial. Não poderíamos deixar passar uma situação dessas. Infelizmente é mais uma vida de um negro ceifada de forma brutal e o violenta. Vamos dar o suporte necessário à família”, frisou.

A vereadora eleita Bruna Rodrigues (PCdoB), também mostrou indignação e se solidarizou com os familiares da vítima. “Fomos eleitos com a pauta central e principal da luta antirracista. Queremos resposta do Estado e do Carrefour sobre o que aconteceu. Somos a linha de frente da resistência e cinco vozes de jovens de periferia gritando na Câmara. Queremos que a justiça seja feita”, enfatizou.

Após o protesto em frente ao supermercado Carrefour, os representantes da Bancada Negra na Câmara cumpriram agenda na Praça do Tambor, no Centro Histórico, onde receberam a candidata à prefeitura Manuela D’Ávila. No encontro, que teve a presença de políticos e populares, o assassinato de João Alberto Silveira Freitas também teve grande repercussão.

“No Dia da Consciência negra, um grito por justiça. Não é possível calar frente ao racismo diariamente. Quantos Betos mais serão vítimas dessa violência?”, questionou Manuela.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile