PDT decide apoiar Manuela D’Ávila no segundo turno

Caminho encontrado envolve a divulgação de uma carta-compromisso, cobrando inclusão, no plano de governo, de pautas como a escola em tempo integral

Foto: Will Shutter / Câmara dos Deputados

O PDT bateu o martelo, hoje à noite, após reunião virtual com a participação da cúpula nacional, e decidiu pelo apoio a Manuela D’Ávila (PCdoB) no segundo turno em Porto Alegre. As informações foram antecipadas pela colunista Taline Oppitz, do Correio do Povo.

Após os trabalhistas realizarem os cálculos políticos com mais calma, o cenário inicial, que pendia a favor de Sebastião Melo (MDB), sofreu revés. Antes da reunião, que teve início às 19h, Juliana Brizola divulgou, em redes sociais, “apoio programático” a Manuela. A intenção inicial, até o meio da tarde, era a liberação dos filiados ou o apoio crítico à chapa também composta pelo PT.

O caminho encontrado envolve a divulgação de uma carta-compromisso, cobrando de Manuela a inclusão, no plano de governo, de pautas como a escola em tempo integral.

Prevaleceu o entendimento de que o alinhamento de Melo e do vice, Ricardo Gomes (Dem) a bandeiras do governo Jair Bolsonaro inviabilizaram o apoio trabalhista.

Dirigentes do MDB que faziam a articulação entre as sigla reconheciam as dificuldades. Mesmo com o apoio a Manuela, a expectativa é de que Melo seja beneficiado com parte dos votos dos pedetistas no dia 29.