Marchezan descarta apoiar candidatos do segundo turno em Porto Alegre

Em nota oficial, atual prefeito, derrotado no pleito, fala em focar nas funções executivas e enfrentamento à pandemia de Covid-19

Foto: Anselmo Cunha / PMPA / Divulgação

O prefeito Nelson Marchezan Jr (PSDB), terceiro colocado na eleição municipal, anunciou nesta terça-feira que não vai apoiar nenhuma candidatura à prefeitura de Porto Alegre no segundo turno. Em nota oficial, o tucano citou que, fora do pleito, vai focar apenas nas funções executivas e ao enfrentamento à pandemia de coronavírus.

No documento divulgado na tarde de terça-feira, Marchezan ressaltou o trabalho realizado à frente do Paço Municipal nos últimos anos e disse que a postura contrária à “corrupção e à velha política” acabaram lhe prejudicando na tentativa de reeleição.

” Enfrentei um processo de impeachment sem que eu tivesse cometido qualquer ilegalidade, uma CPI arbitrária e politiqueira, uma campanha agressiva de todos os adversários e uma renúncia improvável com motivações, no mínimo, questionáveis”, afirmou.

O tucano ainda disse que, após o resultado do último domingo, voltou a ser somente o prefeito.

“Tenho uma prefeitura pra administrar, uma pandemia para monitorar e uma cidade para cuidar. E como sempre disse, e fiz, tudo isso está acima de uma eleição. É por isso que, neste segundo turno, não apoiarei pessoalmente nenhum candidato, garantindo uma transição transparente, democrática e republicana”, prosseguiu.

Apesar de o apoio do PSDB não ser dado como certo pelo MDB, lideranças do partido dizem esperar que o posicionamento seja favorável à campanha de Sebastião Melo (MDB). Os emedebistas entendem que o bom relacionamento com os tucanos e o apoio a projetos do governador Eduardo Leite possam contar neste momento.

Institucionalmente, a Executiva do PSDB de Porto Alegre, em conjunto com a bancada eleita, se reúne nesta quarta para definir a posição da sigla no segundo turno das eleições.