Inconsistência de dados causa atraso no pagamento de benefício da Lei Aldir Blanc no RS

Agentes culturais tinham previsão de receber parcela de R$ 600 nesta terça-feira

Lei Aldir Blanc. Foto: SMC/PMPA

O pagamento da renda emergencial da Lei Aldir Blanc para pessoas ligadas à cultura está atrasado no Rio Grande do Sul. Em nota nesta terça-feira, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) disse que o Ministério do Turismo e a Secretaria Especial da Cultura informaram que houve inconsistências no cruzamento de dados feito pela Dataprev. Alguns CPFs, que inicialmente foram considerados elegíveis ao recebimento do auxílio emergencial, tiveram o benefício barrado.

A Sedac informou que teve acesso à relação dos nomes inelegíveis somente nesta terça, dia previsto para o pagamento emergencial de uma primeira parcela de R$ 600 aos agentes culturais validados e homologados pelo sistema. Ainda sem previsão, o encaminhamento dos valores está suspenso até que os nomes sejam retirados da lista.

“Temos consciência de que esse equívoco gera transtornos para os trabalhadores e trabalhadoras da Cultura, bem como às Secretarias de Estado da Cultura de todo o país. Estamos empenhados para dar celeridade à solução do problema”, finaliza o texto.