Grêmio: meio-campo com os “guris” no time terá sequência

Darlan, Matheus Henrique e Jean Pyerre deram vitalidade e movimentação ao setor

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio vive sua melhor fase na temporada. Se há pouco tempo os resultados positivos não vinham acompanhados de atuações convincentes, esse panorama está mudando. Renato Portaluppi classificou os jogos contra Fluminense e Ceará, ambos pelo Campeonato Brasileiro, disputados recentemente, como os melhores do ano. E a configuração de meio-campo utilizada pelo treinador nessas duas partidas ganhará sequência.

O setor teve o acréscimo de Jean Pyerre. Mas a melhora não passa apenas pelo novo camisa 10, que tem sido o diferencial técnico da equipe. A dupla de volantes Matheus Henrique e Darlan deu maior mobilidade e, principalmente, vigor ao meio-campo. Todos os três têm apenas 22 anos de idade. Na vitória contra o Coritiba, por exemplo, o Grêmio teve Matheus Henrique, Maicon e Robinho, um meio-campo com média de 30 anos.

Além disso, o principal setor do time voltou a ter um armador de ofício, um jogador de criação com alta qualidade e dois volantes. É dessa forma que Renato sempre gostou de jogar e que agora está sendo retomada de maneira eficiente. O treinador tentou, sem sucesso, fazer de Robinho esse jogador “cerebral”. Antes, teve outra tentativa frustrada com Thiago Neves. A melhor resposta veio com Jean Pyerre, que assumiu seu protagonismo e ganhou maior responsabilidade. “É o jogador que a gente precisava”, diz Renato Portaluppi.

E nos próximos dias chega uma outra opção, o chileno César Pinares, que está defendendo a seleção de seu país. O volante Maicon também retorna de lesão em breve, o que aumentará a concorrência e o leque de opções no meio-campo. Um jogador bastante aguardado é Alisson. Ele se lesionou na partida contra o São Paulo, dia 17 de outubro, e está completando um mês de recuperação. O problema ligamentar no tornozelo, inicialmente, tinha reabilitação prevista de três semanas, mas o prazo acabou se estendendo.

Alisson era o jogador mais regular da equipe quando sofreu a lesão. A tendência é que ele esteja à disposição para o jogo contra o Corinthians, no próximo final de semana, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O objetivo do Grêmio é ter todo o grupo apto a jogar no primeiro duelo das oitavas de final da Libertadores da América, dia 26 de novembro, em Assunção, diante do Guaraní.