RS teve a sétima maior abstenção do país no primeiro turno

Capital gaúcha, porém, ultrapassou em muito a média estadual

Foto: Ricardo Giusti/CP

O índice de abstenção dos eleitores gaúchos no domingo de primeiro turno chegou a 23,67%, divulgou hoje o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O índice supera a média nacional, de 23,14%, e fica na sétima colocação do país.

Lidera o ranking de abstenção o eleitorado do Rio de Janeiro (28,08% deixaram de votar, nesse domingo), seguido dos de Rondônia (27,81%), São Paulo (27,3%), Mato Grosso (25,44%), Mato Grosso do Sul (25,12%) e Espírito Santo (24,02%). O Piauí teve o menor índice de eleitores faltosos do país: 14,52%.

A capital gaúcha, porém, ultrapassou em muito a média estadual de abstenção. Nesse domingo, 33,08% dos eleitores de Porto Alegre abriram mão de eleger prefeito, vice e vereador. O índice, que é o maior do país entre as capitais, supera a votação de todos os candidatos, inclusive dos que foram para o segundo turno.

Em total de votos brancos, Porto Alegre ficou em quarto lugar, com índice de 7,61%. Em termos de votos nulos, a capital teve a 14ª maior marca do país, de 4,7%. Ao todo, o índice de eleitores alheios ao pleito, somando abstenção, brancos e nulos, em Porto Alegre, chegou a 40,59%, perdendo só para o Rio de Janeiro, onde atingiu 51,85%.

Em declarações na noite de ontem, Sebastião Melo (MDB) e Manuela D’Ávila (PCdoB), que se enfrentarão mais uma vez em 29 de novembro, demonstraram preocupação com o volume de abstençoes em Porto Alegre, embora reconhecendo o quadro de pandemia, que exige distanciamento social.

Veja o quadro nacional de abstenção:

Foto: Reprodução