Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Canoas e Caxias batem média nacional de abstenções

Capital teve o maior número de abstenções do Rio Grande do Sul

Foto: Ricardo Giusti/CP

Candidatos das cinco cidades gaúchas que vão definir prefeito em segundo turno terão o desafio de diminuir o número de abstenções em 29 de novembro. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os municípios de Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Canoas e Caxias do Sul ficaram com taxa de abstenção maior que a média nacional, de 23,14%.

O índice no Brasil superou o registrado no pleito presidencial de 2018 (20,3%), de acordo com pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso. O ministro, ainda assim, comemorou o resultado, que ficou abaixo dos 25% esperados, em nível nacional, em razão da pandemia de coronavírus.

Segundo o TSE, Porto Alegre teve o maior número de abstenções do Rio Grande do Sul, e também entre as capitais do País, com 33,08% dos eleitores aptos a votar não comparecendo às urnas – o que representa 358.217 pessoas. Na capital, a disputa pelo Executivo ficou entre os candidatos Sebastião Melo (MDB) e Manuela D’Ávila (PCdoB).

Santa Maria vem em segundo na proporção de ausências, nesse domingo. A cidade da região central registrou 28,82% de abstenções, ou seja, 58.876 pessoas não saíram de casa para votar. No próximo dia 29, a disputa envolve o atual gestor municipal, Jorge Pozzobom (PSDB), e o atual vice-prefeito Sérgio Cecchim (PP).

Em Canoas, na região Metropolitana, a proporção ficou próxima, 28,22%, o equivalente a 70.750 eleitores. O município vai ter um segundo turno entre o ex-prefeito Jairo Jorge (PSD) e o atual chefe do Executivo, Luiz Carlos Busato (PTB).

Já em Pelotas, 64.032 eleitores (26,58%) não votaram nesse último domingo. No município, concorrem os candidatos Paula Mascarenhas (PSDB) e Ivan Duarte (PT).

Caxias do Sul não contou com a presença de 82.724 eleitores (24,79%) para o primeiro turno. A eleição vai ser definida entre Pepe Vargas (PT) e Adiló (PSDB).