RS vai ter sexta quente de sol, com chuva passageira

Máximas devem se aproximar de 34ºC em algumas regiões

Foto: Maria Ana Krack / PMPA / Divulgação

O sol aparece com nuvens na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira. No Sul e no Leste, assim como quinta-feira, a previsão é de muita nebulosidade. Essas duas áreas podem ter chuva e garoa passageira, com muito baixos volumes onde ocorrer precipitação.

O Noroeste e o Oeste seguem com tempo mais seco e aberto. Por isso, a temperatura se eleva menos no Sul e no Leste gaúcho enquanto locais do Oeste e do Noroeste vão registrar maior aquecimento e uma tarde de calor.

As mínimas atingem 13ºC em São José dos Ausentes e 14ºC em Bagé. Jà as máximas podem chegar a 30ºC em Alegrete e a 34ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros vão marcar entre 18ºC e 27ºC.

La Niña se intensifica

O fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, atua desde o mês de agosto e segue se intensificando. De acordo com a análise da MetSul, o resfriamento do Pacífico Equatorial ingressou no território, de forte, e pode ser intenso.

A tendência é de que no fim do ano, na virada de dezembro para janeiro, a La Niña atinja o pico, perdendo força gradualmente em janeiro e fevereiro, mas ainda atuando com intensidade moderada a forte. Com La Niña, os efeitos no clima são os típicos do fenômeno, o que agrava o risco de estiagem, que já se verifica no RS.