RS registra mais 91 mortes e quase 4 mil casos novos de Covid-19

Conforme a SES, balanço de hoje teve a inserção de dados represados nos últimos dias após problemas no sistema de notificação

Foto: Ricardo Giusti / CP

Os números diários da Covid-19, divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), deram um salto nesta quinta-feira. O volume de 91 mortes e quase 4 mil novos infectados, em 24 horas, ocorre após uma série de balanços com números abaixo da média, desde a última sexta-feira. A pasta alegou que o atraso resultou de um erro nos sistemas de notificação do Ministério da Saúde.

A inclusão de casos represados começou ontem, quando foram divulgadas 30 mortes, e continuou nesta quinta-feira. De acordo com a SES, nos próximos dias o regaste de dados atrasados prossegue. Com os balanços atualizados, o número de mortes relacionadas á Covid-19, desde 24 de março, sobe para 6.123, com 271.338 casos confirmados nas 497 cidades gaúchas.

Segundo a Secretaria, entre os óbitos divulgados hoje, dez são anteriores a novembro e 49 ocorreram entre os dias 2 e 8. Os outros 32 foram registrados entre 9 de novembro e hoje.

De acordo com os dados estaduais, 93% do total de casos envolvem pacientes já recuperados da doença e outros 5%, pessoas em acompanhamento médico. O painel, atualizado pela SES, ainda mostra que a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) no RS é de 73,3%, nesta quinta-feira.