Professor lidera campanha para arrecadar notebooks a alunos em situação de vulnerabilidade em Canoas

Valter Schmeling busca mais doações e parceiros voluntários para a causa

Schmeling disse que em quatro mesesjá arrecadou cerca de 200 notebooks - Crédito: Arquivo Pessoal / CP

Professor há 34 anos, a maior parte em escolas públicas, Valter Schmeling, iniciou na última semana de julho uma campanha (independente) para arrecadar computadores e notebooks, auxiliando estudantes de Canoas sem condições financeiras e que dependem dos equipamentos para acompanhar as aulas de maneira remota. “É sabido que grande parte dos alunos não conta com acesso aos equipamentos necessários e nem internet para acompanhar as aulas à distância, uma realidade que deve se estender pelo próximo ano.”

Schmeling disse que em quatro meses rodou mais de mil quilômetros e arrecadou cerca de 200 notebooks, 50 CPUs, 40 monitores, além de teclados, mouses e outros componentes. “A cada três computadores, conseguimos montar um. Ou seja, conseguimos entregar até agora 57 equipamentos em pleno funcionamento, mas sabemos que a demanda é muito maior.”

Para consertar e montar os componentes, ele conta com ajuda do filho e de um amigo, dono de uma empresa que trabalha no ramo. Entretanto, a frustração do professor vem aumentando com a baixa de doações e também pela falta de parceiros e voluntários no auxílio de conserto e reforma.

“Recebo todos os dias ligações e mensagens de estudantes solicitando equipamentos. Alguns, se preparando para o Enem, outros, para vestibulares. Não estamos recebendo telefones e smatphones pela falta de parceiros que prestem o serviço. É preciso que a campanha tenha continuidade, pois não resolvemos nem 1% do problema. Precisamos de mais equipamentos e mais voluntários, que sejam técnicos e entendam do assunto. A lacuna que existe entre os estudantes das escolas particulares e da rede pública é grande demais. Existem famílias com apenas um telefone para o uso de todos”, explicou.

Interessados em fazer parte da rede, com doações ou mesmo como voluntário, podem entrar em contato com o professor Valter pelo telefone (51) 98563-0039.