Com mais cinco óbitos, RS chega perto de 6 mil mortes pela Covid-19

Em Porto Alegre, internações em UTI cresceram em relação a ontem

Foto: Alina Souza/CP

Com mais cinco óbitos reportados nas últimas 24 horas, o Rio Grande do Sul chegou hoje a 5.997 mortes pela Covid-19. O boletim mais recente da Secretaria Estadual de Saúde (SES) também informou a inserção de mais 781 contaminações. Com isso, o Estado totaliza mais de 261,6 mil casos da doença. Desse volume, 94% se recuperaram e 4% envolvem pacientes em acompanhamento.

A SES justifica que os números abaixo da média dos dias anteriores decorrem de “problemas técnicos nos sistemas informatizados do Ministério da Saúde” desde a última sexta-feira. Com isso, a pasta não consegue acessar por completo as notificações. “Assim que o serviço for reestabelecido, todos dados pendentes serão recuperados e publicados”, informou em redes sociais a Pasta da Saúde.

Os dados estaduais apontaram ainda que a ocupação de leitos de terapia intensiva no Rio Grande do Sul é de 70,8%. O índice, contudo, pode ser ainda mais elevado, já que 36 hospitais atrasaram o envio de dados ao sistema de monitoramento. Dos 1.792 pacientes internados, 723 (40,3% do total) envolvem pessoas com suspeita ou confirmação do coronavírus.

Em Porto Alegre, internações crescem

Na capital, as internações por conta do novo coronavírus apresentaram, nesta segunda-feira, leve crescimento. Há 228 casos confirmados e 25 suspeitos em UTIs. Nesse domingo, eram 224 pacientes positivos para a doença e 26 suspeitos internados em estado grave.

Uma das referências no tratamento da Covid-19, o Moinhos de Vento opera com capacidade máxima, com os 65 leitos ocupados – dos quais 30 por pacientes diagnosticados com o vírus. Mesmo com poucos pacientes Covid-19, Cristo Redentor e Porto Alegre também atingiam lotação total, nesta tarde.

Outros hospitais atendem com 90% de ocupação: Mãe de Deus, Nossa Senhora da Conceição e Cardiologia. O São Lucas não havia atualizado as informações até o início da noite.

A UPA Moacyr Scliar, na zona Norte de Porto Alegre, está com superlotação, devido à grande procura por pacientes com sintomas respiratórios e outras doenças. A direção do Grupo Hospitalar Conceição orienta que a população procure outras unidades de saúde.

Números da capital

Até a tarde de hoje, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) havia registrado 47.615 casos confirmados de pacientes com coronavírus em Porto Alegre. Desses, 42.459 se recuperaram. Outras 1.345 pessoas morreram. Quase 7,5 mil suspeitas permanecem em análise.