Abraleite pede intervenção temporária nas importações de lácteos

Outubro deve bater o recorde de leite importado desde 2007

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

A ação classificada como urgente se dá em razão do grande volume de importações realizadas nos últimos meses.

Dados da Secretária de Comércio Exterior apontam que as importações no segundo trimestre foi 63% maior que no mesmo período do ano passado. Já em setembro, a importação foi 80% superior a 2019 e outubro deve bater o recorde de leite importado desde 2007.

Na nota a Abraleite ressalta ainda que o setor também sofre com o aumento dos custos dos principais insumos, como a ração concentrada, que representa, em média, 40% das despesas do produtor de leite.

No mesmo sentido, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil protocolou ofício junto ao Ministério da Agricultura solicitando medidas para conter a alta dos custos na pecuária leiteira.

NOTA OFICIAL DA ABRALEITE

“A Associação Brasileira dos Produtores de Leite – ABRALEITE vem publicamente alertar sobre o grave desequilíbrio causado à produção de leite nacional, decorrente das significativas importações de produtos lácteos praticadas nestes últimos meses.

Dados da Secex mostram que o volume importado no segundo trimestre de 2020 foi 62,8% maior que no mesmo período do ano anterior. Já em setembro, a importação foi 80% superior a 2019 e outubro deve bater o recorde de leite importado desde 2007.

O momento é extremamente delicado, com aumento generalizado de custos dos principais insumos utilizados, especialmente os alimentos concentrados, em um mercado inteiramente doméstico, que não conta com o hedge natural das cadeias exportadoras de proteína animal.

O CEPEA aponta para o maior valor nominal da saca de milho desde 2004 e, para o farelo de soja, os preços da primeira quinzena de outubro superam em expressivos 84,6% o valor do mesmo mês em 2019.

A valorização do leite nos últimos meses foi fundamental para equilibrar a relação de troca com tais insumos, porém a queda recente do preço pago ao produtor inviabiliza a produção de leite e causa impactos financeiros irreversíveis aos produtores rurais.

Está sendo criada a tempestade perfeita para um desmonte sem precedentes na pecuária de leite, com oferta artificial excessiva de leite importado, queda de renda do consumidor com a redução do corona voucher, aumento de impostos e insumos nas alturas.

O desestímulo nesta importante cadeia alimentar é mais do que certo.

Neste sentido, a ABRALEITE vem por meio desta Nota Pública, requerer ao governo federal uma urgente intervenção temporária nas importações de lácteos, reafirmando o compromisso do produtor de leite brasileiro com o abastecimento de alimentos à sociedade.

Brasília-DF 6/11/2020”

 

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile