Sábado ensolarado começa menos frio e deve ter máxima de 38ºC no RS

São José dos Ausentes pode ter 4ºC no início do dia

Foto: Maria Ana Krack / PMPA

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul, neste sábado, embora ainda se espere circulação de umidade de um centro de baixa pressão sobre o Atlântico, junto à costa do Sul do Brasil. Nuvens são esperadas no Leste, inclusive com chuva muito isolada e passageira no decorrer do dia, especialmente em áreas próximas das lagoas e do mar.

A madrugada é menos fria que a dos últimos dois dias, mas com mínimas baixas para o mês de novembro. Já a tarde registra calor, especialmente no Norte e no Oeste, além dos vales.

As mínimas devem ficar próximas de 11ºC em Livramento e de 4ºC em São José dos Ausentes. Já as máximas podem chegar a 34ºC em Cruz Alta e a 38ºC em Santa Rosa.

A temperatura voltou a cair abaixo de zero no Sul do Brasil na madrugada de sexta-feira. A mínima em Santa Catarina ficou em -3,3ºC em Urupema. As cidades de Painel, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Vargem Bonita e Urubici também anotaram marcas abaixo de zero. Com as mínimas negativas, outra vez a geada cobriu de branco os campos do Planalto Sul Catarinense.

No Rio Grande do Sul, a madrugada da sexta-feira novamente foi muito fria para esta época do ano. A mínima ocorreu em São José dos Ausentes, com 1,8ºC. Os termômetros indicaram ainda 2,3ºC em Vacaria, 2,4ºC em São José do Ouro, 2,8ºC em Getúlio Vargas, 3,3ºC em São Francisco de Paula, 3,9ºC em Farroupilha, 4,0ºC em Soledade, 4,4ºC em Bom Jesus, 4,7ºC em Lagoa Vermelha, e 4,8ºC em Canela. Na Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram 9,7ºC na Lomba Grande, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.