RS vacina 63% das crianças contra pólio; Porto Alegre atinge 41%

Campanha, prorrogada, vai até 21 de novembro

Foto: Claudio Fachel - Arquivo

A Campanha de Vacinação contra a poliomielite fechou a semana com cobertura de 63% das crianças de até cinco anos de idade no Rio Grande do Sul. Foram vacinadas 334 mil crianças desde o início da campanha, em 5 de outubro. A meta é de atingir 95% das crianças da faixa etária.

Os únicos municípios que já atingiram a meta compõem a 14ª Coordenadoria Estadual de Saúde, com sede em Santa Rosa, e a 19ª, de Frederico Westphalen. Em compensação, há regiões como a Metropolitana, Vale do Sinos, Santa Maria e Alegrete, por exemplo, que recém bateram os 50%.

Pais e responsáveis devem levar os filhos até 21 de novembro aos postos de saúde ou casas de vacinas para colocar a caderneta de vacinação em dia ou receber uma dose extra da imunização contra a chamada paralisia infantil. A Campanha Nacional encerrou-se em 30 de outubro, mas o governo do Estado prorrogou o prazo em âmbito estadual com o intuito de atingir a meta.

Em paralelo, acontece a Campanha de Multivacinação, para atualizar a situação vacinal da população até 15 anos de idade, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Porto Alegre vai ter drive thrus

Na capital, até esta sexta, foram aplicadas 26.948 doses contra a pólio, o que corresponde a 41,45% do total. A meta é vacinar 61.784 crianças até o fim da campanha. Com relação à multivacinação, para a qual não existe meta definida, foram aplicadas 59.046 doses das demais vacinas, conforme dados do E-SUS.

Na próxima quarta-feira, a prefeitura vai disponibilizar drive-thrus em diferentes locais da cidade como mais uma forma de imunizar essas crianças com uma dose extra contra a paralisia infantil. Também vai haver orientação a pais e responsáveis quanto à atualização da caderneta, que deve ser feita nas unidades de saúde. A consulta dos postos que atendem cada região da cidade pode ser feita aqui.