RS segue com sol e manhã gelada nesta sexta-feira

Geada agrava situação de plantações já castigadas pela estiagem

Foto: Alina Souza / CP Memória

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul, novamente, nesta sexta-feira. Na metade Leste, mais uma vez, se espera circulação de umidade de uma área de baixa pressão na costa do Sul do Brasil, trazendo nuvens e chance de chuva ou garoa em pontos isolados de forma passageira.

A madrugada torna a ser fria para novembro, com mínimas muito baixas para essa época do ano em baixadas da Serra, Planalto e Aparados, inclusive com geada fraca isolada. Já a tarde é agradável na maior parte das regiões, exceção da metade Oeste, que vai ter calor. O vento se intensifica da tarde para a noite.

As mínimas devem chegar a 7ºC em Passo Fundo e 1º em São José dos Ausentes. Já as máximas vão a 29ºC em Erechim e a 33ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 12ºC e 26ºC.

Além da falta de chuva que atinge muitas áreas do Sul do Brasil, trazendo prejuízos no campo, a madrugada de quinta teve frio intenso com geada muito tardia, o que castigou lavouras de milho e trigo no fim do ciclo em cidades do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Norte gaúcho, houve formação de geada em diversas cidades da Serra, do Planalto e dos Campos de Cima da Serra.

Municípios como Jaquirana, Lagoa Vermelha, Bom Jesus, Capão Bonito do Sul, Charrua, Ibiraiaras e Vacaria tiveram geada. A menos de um mês do começo do verão climático, que se denomina pelo trimestre de dezembro a fevereiro, o Rio Grande do Sul teve mínima de 0,8ºC em São José dos Ausentes.