Fux: judicialização da vacina contra a Covid vai ser “importante”

Fala ocorreu em momento que ministro dizia que pretende ver o Supremo "respeitado"

Foto: Rosinei Coutinho / SCO / STF / CP

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, disse em live nesta sexta-feira que a judicialização sobre o tema da vacinação vai ser “importante” para o país. Partidos como PCdoB, PSol, PT, PSB e Cidadania entraram com pedido na Corte para tentar obrigar o governo a colaborar com o desenvolvimento de toda e qualquer vacina contra a covid-19 em pesquisa no Brasil.

Fux afirmou, em evento por videoconferência, que já previa a chegada de ações no Tribunal sobre o tema. O ministro demonstrou estar de acordo com a necessidade de debate sobre alguns dos fundamentos em discussão na sociedade.

“Podem escrever, haverá uma judicialização, que eu acho que é necessária, sobre essa questão da vacinação. Não só a liberdade individual como também os pré-requisitos para se adotar uma vacina. Não estou adiantando ponto de vista nenhum, estou apenas dizendo que essa judicialização será importante”, disse. As declarações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

A fala de Fux ocorreu em um momento que o ministro dizia que pretende ver o Supremo “respeitado”. “Eu não quero protagonismo judicial do Supremo, interferindo em matérias que não são da sua competência, à luz da separação dos poderes”, disse, antes de falar sobre a judicialização da vacinação.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile