Estado antecipa retorno dos anos iniciais do Ensino Fundamental em cidades que quiserem

Medida não vale para escolas da rede estadual, cujo calendário segue mantido

(Divulgação / Prefeitura de São Paulo / CP)

As atividades presenciais dos anos iniciais do Ensino Fundamental foram autorizadas a retornar, a partir da quarta-feira que vem, nas redes municipais e privadas de todo o Rio Grande do Sul, caso os prefeitos desejem. A decisão é desta quinta-feira, após um encontro do Gabinete de Crise, uma vez que os indicadores de propagação do coronavírus seguem em queda. Para a mesma data, já havia sido autorizada a retomada do ensino presencial nos anos finais do Ensino Fundamental. O calendário original previa o retorno dos anos iniciais apenas em 12 de novembro.

O governo ressalta, porém, que para a rede pública estadual, nada muda. Nessas escolas, os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental só poderão voltar mesmo em 12 de novembro. Pais e responsáveis que preferirem manter os filhos em casa, com ensino remoto, também podem fazer essa opção.

O cronograma de levantamento das restrições a atividades presenciais nas escolas teve as etapas divulgadas em 1º de setembro. As aulas da Educação Infantil foram retomadas, nas cidades em que os prefeitos assim definiram, em 8 de setembro. Em seguida, instituições privadas e federais de ensinos Superior, Médio e Técnico foram autorizadas a voltar, em 21 de setembro. Na terça-feira passada, deu-se início ao processo de retomada das aulas nas escolas estaduais de Ensino Médio.

Confira como fica o calendário:

Data da autorização de retorno das redes pública municipal e privada (em municípios que assim desejarem):
28/10 – Anos finais e iniciais do Ensino Fundamental

Data de retorno da rede pública estadual:
28/10 – Anos finais do Ensino Fundamental
12/11 – Anos iniciais do Ensino Fundamental