Apenas 11% das escolas estaduais autorizadas a terem aulas presenciais já receberam estudantes

Segundo a Seduc, 80 unidades da rede reabriram as portas desde a terça-feira

Foto: Alina Souza / Correio do Povo

Dois dias após o início da retomada das atividades presenciais em 693 escolas estaduais gaúchas, pouco mais de 11% das instituições autorizadas a reabrirem as portas estão recebendo os estudantes. De acordo com balanço da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a novidade foi adotada em apenas 80 unidades da rede.

Outros 443 colégios ficam em cidades que não autorizaram a flexibilização do setor. Com isso, das 1136 escolas administradas pelo Governo do Estado, apenas 7% aderiram às atividades fora do ambiente virtual. O número de alunos presente em cada instituição não foi divulgado pelo Governo.

Em nota, a Seduc informa que “as escolas que não reiniciaram as aulas presenciais devem permanecer abertas, em regime de plantão, para que possam receber os EPIs e materiais de higienização que estão sendo entregues”. A pasta pede que seja realizado, também, o trabalho de organização dos ambientes conforme os protocolos sanitários.

Imbróglio judicial

Nessa quarta-feira (21), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) deferiu parcialmente uma liminar impetrada pelo Cpers-Sindicato contra a volta das aulas presenciais. Assinada pelo juiz Cristiano Vilhalba Flores, a decisão impede que o Estado autorize a flexibilização nos locais onde não houver declaração de conformidade sanitária.

Também foi imposta ao Governo a regularização da oferta de equipamentos de proteção individuais aos trabalhadores. No primeiro dia da retomada, por exemplo, os itens adquiridos pela Secretaria de Educação só chegaram ao principais colégios de Porto Alegre após as 9 horas da manhã.

Novas flexibilizações

O calendário de retorno divulgado pelo Palácio Piratini prevê que os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental voltem às escolas na semana que vem. Já os estudantes dos anos iniciais devem retomar as atividades normais em 12 de novembro.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile