RS discute novas regras no controle do javali

Entidades querem regulamentação para javaporcos e flexibilização da caça aos javalis

Foto: divulgação MAPA

Os protocolos de controle da população de javalis foram discutidos na reunião realizada ontem (20) na Secretaria Estadual da Agricultura. A proliferação destes animais, especialmente na região da serra e da fronteira, provoca danos às lavouras, principalmente de milho. Outro problema é o acasalamento com fêmeas de suínos criadas a campo, resultando nos javaporcos.
“Temos que criar uma regulamentação do abate para o consumo próprio de javaporcos para impedir multas aos produtores e mais um problema ambiental ao descartar esses animais”, argumentou o secretário da Agricultura, Covatti Filho. “Precisamos flexibilizar a legislação federal para ter mais caçadores aptos ao combate do avanço desenfreado dos animais ”, defendeu.

Técnicos da Secretaria da Agricultura e da Superintendência Federal da Agricultura (SFA) avaliam a criação do regulamento ainda para essa semana. O secretário é o interlocutor junto ao Ministério da Agricultura, que normatiza o abate no país.

O deputado estadual Elton Weber (PSB) considerou positiva a reunião: “Principalmente no que tange à autorização do consumo próprio dos javaporcos pelos produtores até que possam eliminar esses animais de forma gradual e não arbitrária”.

O presidente da Fetag/RS, Carlos Joel da Silva lembrou que os agricultores contabilizam prejuízos nas propriedades: “Temos relatos de que na serra metade das lavouras de milho foram destruídas pelos javalis”.
Um casal de produtores rurais de Santa Maria foi multado em R$ 70 mil por criarem javaporcos e devem responder um processo criminal e ambiental. “Temos que terminar com esse tipo de situação que expõe os agricultores à invasão dos animais, que estão numerosos e livres, e só traz danos aos agricultores ”, afirmou.