“Povo brasileiro não será cobaia”, diz Bolsonaro sobre vacina chinesa

Mais cedo, presidente comunicou o cancelamento da compra de 46 milhões de doses da vacina Coronavac

Presidente se pronunciou nesta quarta-feira, um dia após o ministro da Saúde anunciar a compra de doses da vacina | Foto: Isac Nóbrega / PR / CP

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira, via redes sociais, que o “povo brasileiro não será cobaia de ninguém” ao comentar sobre a vacina chinesa Coronavac. “Para o meu governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deverá ser comprovada cientificamente pelo Ministério da Saúde e certificada pela Anvisa”, disse Bolsonaro. “O povo brasileiro não será cobaia de ninguém”.

O presidente disse, ainda, que não se justifica um bilionário aporte financeiro num medicamento que sequer ultrapassou sua fase de testagem. “Diante do exposto, minha decisão é a de não adquirir a referida vacina.”

O presidente Bolsonaro determinou, também nesta quarta-feira, o cancelamento da compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa Coronavac, cujo acordo havia sido anunciado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na última terça-feira. A informação foi confirmada pelo próprio presidente ao R7 Planalto.

Bolsonaro não concordou com a decisão do Ministério da Saúde e, por isso, ordenou o recuo nessa compra. Mais cedo, o presidente respondeu a um apoiador, numa rede social, que dizia ter 17 anos de idade e pedia para a compra da vacina não ocorrer, uma vez que a “China é uma ditadura”. Bolsonaro foi categórico na réplica: “Não será comprada”.

Reprodução Facebook Jair Bolsonaro