Polícia prende suspeitos de envolvimento em assassinato motivado por dívida de drogas em Guaíba

Morte da vítima, executada a tiros, teria sido encomendada por líder do narcotráfico local

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Seis homens foram presos, na manhã desta terça-feira (20), durante os desdobramentos de uma operação policial motivada pela investigação de um homicídio registrado no dia 17 de março, em Guaíba. A força-tarefa, batizada de Columbia, mobilizou 50 agentes na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Segundo as autoridades, a vítima do assassinato estava em um bar no dia em que foi morta e acabou cercada após agredir a sua companheira. O homem chegou a correr para a casa da mãe, que ficava próxima ao estabelecimento comercial, mas foi perseguido por dois executores que atiraram diversas vezes contra ele.

A polícia aponta que o assassinato não tem nenhuma relação com os atos de violência doméstica registrados no bar. O crime já havia sido encomendado por um dos líderes do narcotráfico local, em razão de dívidas de drogas. O mandante cumpre pena de 25 anos de prisão, e estava fora da cadeia sob monitoramento por tornozeleira eletrônica.

O segundo investigado, também em liberdade monitorada, é irmão e braço-direito do chefe do tráfico. Outro suspeito trabalhava para a organização criminosa, sendo o responsável pela tele-entrega de entorpecentes. Mais três prisões aconteceram pelos crimes de tráfico de drogas e extorsão, praticados por outro grupo criminoso que atua na região.

Além das detenções, a Operação Columbia contou com o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão. Os agentes da Polícia Civil receberam o reforço do helicóptero da corporação, bem como de um grupo de cães farejadores treinados pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).