Leite: Ministério da Saúde acerta ao liderar busca pela vacina

De acordo com o governador, ministro Eduardo Pazuello projeta definir, ainda em novembro, cronograma de vacinação e os grupos prioritários para receber a dose

Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

Depois de participar de uma videoconferência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na tarde de hoje, o governador do Rio Grande do Sul, avaliou que a Pasta federal acerta ao liderar a busca de vacinas contra o novo coronavírus, pelo SUS, para todos os estados do país. A partir de três fabricantes diferentes, o governo federal projeta distribuir 186 milhões de doses até a metade do ano que vem.

Para Leite, o governo se mostra “bastante leal, correto e republicano no tratamento dessa questão”. “Não há e nem pode haver uma disputa entre os Estados sobre quem vai comprar (doses de vacina) na frente. Não há sentido nenhum que, em um país como o nosso, haja disputa entre estados por aquisição de vacinas. O Ministério da Saúde deve liderar, organizar e fazer a aquisição e a distribuição dessas vacinas, que temos expectativa já para o mês de janeiro”, afirmou.

O governador salientou, ainda, que Pazuello anunciou a formação de uma força-tarefa interministerial para formular um plano nacional de imunização. De acordo com o ministro, o cronograma de vacinação e os grupos prioritários podem ser estipulados já no mês que vem.

No Rio Grande do Sul, a expectativa é iniciar a vacinação ainda durante o primeiro trimestre de 2021, a fim de imunizar parte da população antes do inverno. “O governo do RS já está se antecipando para fazer a aquisição de materiais como seringas e agulhas, e também a organização de espaço para o armazenamento dessas vacinas dentro desse programa nacional de imunização”, completou Leite.