Caixa garante recursos para obras da Severo Dullius em Porto Alegre

Obras ficaram paralisadas por quase quatro anos

Retomada das obras da Avenida Severo Dullius, bairro São João. Foto: Maria Ana Krack/PMPA

A Caixa Econômica Federal e o Ministério do Desenvolvimento Regional deram aval para a obra de ampliação e duplicação da avenida Severo Dullius, que foi retomada no final de agosto deste ano. O Município corria o risco de não obter prosseguimento de financiamento, pois a construção estava paralisada e o contrato foi encerrado em julho deste ano.

Tanto o Ministério quanto a Caixa condicionaram o aporte de recursos, na casa dos R$ 98,5 milhões, ao prosseguimento da obra com demonstração efetiva e adequada da execução física. Desde então, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, foram retiradas 2,5 mil toneladas de lixo do local, com auxílio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Os serviços de terraplanagem e base de brita foram realizados.

Atualmente, 58% da obra está executada. Nos próximos dias, começam os serviços de colocação de meio-fio, galerias pré-moldadas e finalização da rotatória de encontro da Severo Dullius e Dona Alzira.

Parte da matriz de responsabilidade para a Copa do Mundo de 2014, as obras começaram em 2013 e passaram por diversos entraves. A duplicação foi interrompida em 2016 e retomada somente no final de agosto desse ano.

A estimativa é que essa e outras obras previstas para aquele Mundial sejam finalizadas até o final de 2021.