Como atualizar o cadastro de imóveis rurais

Em palestra on-line promovida pela Senar-RS, especialistas vão explicar as regras da nova normativa federal

Levantamento divulgado pela FecoAgro/RS traz estimativa atualizada para as safras de soja e do milho no Rio Grande do Sul
Foto: FecoAgro-RS/Divulgação

O evento virtual será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube (youtube.com/SenarRioGrandeDoSul) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, na quarta-feira (21), a partir das das 9 horas.

Desde 1º de agosto deste ano, os titulares de imóveis rurais estão obrigados a atualizar o cadastro de suas áreas no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), do Incra, e no Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir), da Receita Federal. A medida é necessária para promover a vinculação cadastral das propriedades e posses rurais nesses sistemas e para estruturar o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR).

A novidade, estabelecida pela Instrução Normativa 1968/2020, ainda gera muitas dúvidas quanto a procedimentos, obrigatoriedade e outras especificidades. Por isso, o Senar-RS realizará palestra on-line sobre o tema.

As instruções serão ministradas pelo assessor da presidência do Sistema Farsul, Derly Girard; o analista tributário e representante regional do Projeto Cidadania Fiscal da Receita Federal em Caxias do Sul, Gilson Cesar Borges de Almeida e Jurandir Carneiro, analista Tributário da Equipe de Cadastro Rural da Agência da Receita Federal em Lagoa Vermelha.