Franceses vão às ruas protestar por assassinato de professor

Samuel Paty morreu decapitado na sexta-feira depois de mostrar uma caricatura de Maomé a estudantes. Multidão protesta por liberdade de expressão

Milhares de pessoas se reuniram pela França neste domingo para protestar pela morte do professor Samuel Paty, na sexta-feira, e apoiar a liberdade de expressão.

Nas cidades de Paris, Lyon, Toulouse, Strasbourg, Nantes, Marseille, Lille e Bordeaux, grupos se reuniram em praças e homenagearam o professor, decapitado por um jovem de 18 anos dias depois de mostrar uma caricatura de Maomé a estudantes.

Antes do crime, Paty já havia sido alvo de ataques pela internet, com o pai de uma aluna pedindo uma “mobilização” contra ele, informou a rede de notícias Deutsche Welle.

No sábado (17), centenas de alunos, pais e professores deixaram flores na entrada da escola para homenagear o professor.

Neste domingo, manifestantes levaram cartazes escrito “Je suis prof”, ou “eu sou um professor” e “Je sui Samuel”, ou “eu sou Samuel”, em tradução literal, para homenagear Paty.