Porto Alegre registra movimento tranquilo no Dia D de Vacinação contra a Poliomielite

Quem não conseguiu levar os filhos a um posto de saúde, neste sábado, pode procurar as unidades até o fim do mês

(Foto: Alina Souza / CP)

Para reforçar a importância da imunização, o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação oferece, neste sábado, uma estrutura especial de atendimento em Porto Alegre. A frota de ônibus circula com passe livre para que os pais ou responsáveis possam levar as crianças a uma das 68 unidades de saúde abertas das 8h às 17h.

A diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Diane Moreira do Nascimento, ressalta que todas as equipes e Unidades de Saúde foram preparadas para atender seguindo os protocolos de prevenção da Covid-19. “Todas as unidades estão seguindo todos os procedimentos de segurança, para que o cuidado seja feito para esta doença também, não apenas o coronavírus”, salienta.

Quem buscou um dos postos nessa manhã encontrou pouco movimento, o que garantiu tranquilidade aos pais cientes da importância da vacinação.

Existem três tipos de vírus da poliomielite e a vacinação é a única forma de prevenção. A doença pode ser transmitida diretamente de uma pessoa para outra. O contágio do vírus ocorre pela boca, com material contaminado com fezes ou contato por meio de água ou alimentos infectados pelo vírus, trazendo risco maior quando são ruins as condições sanitárias e de higiene.

A doença também pode ser transmitida pela forma oral, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar. O vírus se multiplica, inicialmente, nos locais por onde ele entra no organismo. Em seguida, vai para a corrente sanguínea e pode chegar até o sistema nervoso. Pode deixar sequelas, como uma severa paralisia, e até matar.

Pais ou responsáveis que não conseguiram levar os filhos neste sábado, podem procurar até o fim do mês as unidades de saúde para imunizar crianças de 12 meses a menores de 5 anos com uma dose extra das gotinhas e atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A meta da campanha é vacinar 61.784 crianças contra a poliomielite, 95% do total de 65.036 crianças de 12 meses a menores de 5 anos na capital.