Conselho de Ética do Senado recebe representação contra Chico Rodrigues

Partidos Rede e Cidadania querem cassação do mandato do parlamentar

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado / CP

Após ter sido um dos alvos da Operação Desvid-19, da Polícia Federal (PF), que investiga desvios de aproximadamente R$ 20 milhões em recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) pode ser investigado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. Os partidos Cidadania e Rede Sustentabilidade protocolaram hoje uma petição pela cassação do mandato do senador.

Agora, cabe ao presidente do Conselho de Ética, Jayme Campos (DEM-MT), decidir se aceita a representação no prazo de cinco dias úteis, de acordo com o Regimento Interno do Senado Federal.

Chico Rodrigues era um dos vice-líderes do governo no Senado, função da qual pediu afastamento após a operação da PF.

Ontem, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou o afastamento de Chico Rodrigues (DEM-RR) do cargo por 90 dias. Pela decisão do ministro, cabe ao Senado dar a palavra final sobre o afastamento do parlamentar.

Na representação, os partidos dizem ainda que há fortes indícios de envolvimento de Chico Rodrigues em supostas fraudes relacionadas à aquisição de kits de teste rápido para detecção de Covid-19.

Segundo Barroso, o afastamento de Rodrigues é necessário para evitar que o parlamentar use o cargo para dificultar as investigações. Durante buscas e apreensões em Boa Vista, os agentes encontraram dinheiro vivo em posse do parlamentar. De acordo com a PF, Rodrigues tinha mais de R$ 33 mil, com origem desconhecida, escondidos sob a cueca.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile