Estado retoma visitas presenciais em presídios, exceto na região de Santa Maria

Medida só vale para localidades que estejam, no mínimo duas semanas seguidas, classificadas com a bandeira laranja no modelo de Distanciamento Controlado

Foto: Divulgação / Seapen

Depois de sete meses suspensas, por conta de restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19, as visitas presenciais no sistema prisional do Rio Grande do Sul serão retomadas nesta sexta-feira, exceto nas unidades de nove cidades da região de Santa Maria.

A medida vale para estabelecimentos localizados em regiões que permaneçam por, no mínimo, duas semanas consecutivas nas bandeiras laranja ou amarela, garantindo a cada pessoa presa uma visita mensal, sem prejuízo da continuidade das visitas virtuais, que já ocorrem em 101 unidades.

No primeiro momento, a região de Santa Maria fica de fora pelo fato de ter ficado em bandeira vermelha, no modelo de Distanciamento Controlado, na semana passada. A 2ª Delegacia Penitenciária Regional compreende os municípios/estabelecimentos prisionais de Agudo, Cacequi, Jaguari, Júlio de Castilhos, Santiago, Caçapava do Sul, São Francisco de Assis, São Sepé e Santa Maria, inclusive o Instituto Penal. Nesses locais, as visitas só devem ser retomadas se, no mapa definitivo a ser divulgado na segunda-feira, a região ficar, mais uma vez, em bandeira laranja.

Desde 8 de abril, com a implantação de televisitas pelas autoridades penitenciárias vinha atenuando a proibição de contato direto entre apenados e familiares. A retomada ocorre, segundo o governo estadual, em um momento em que os indicadores relacionados à pandemia caem gradativamente. O boletim diário de monitoramento da Covid-19 no sistema penitenciário também revela números mais positivos, o que viabiliza o retorno das visitas sem que servidores, pessoas presas e familiares fiquem expostos a risco excessivo.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile